Cultura, Ciência e Teatro: uma tríade possível para o Ensino de Química
Palavras-chave:
cultura, divulgação científica, mamulengoResumo
Levar ciência a diferentes indivíduos é uma tarefa que exige certa cautela, isto por conta dos costumes que cada indivíduo, comunidade local e sociedade possuem, muitas vezes pode vir a atrapalhar a compreensão de conceitos científicos e a aceitação destes. Partindo disto, cabe destacar a possibilidade de empregar as manifestações culturais como uma alternativa para apresentar e discutir ciência. No presente artigo é colocado em discussão o emprego do teatro de mamulengos como uma ferramenta que venha a proporcionar a disseminação da ciência, em contrapartida da utilização de situações que são vistas e retratadas no cotidiano das pessoas. O principal objetivo da atividade descrita é trazer ao público, em sua maioria oriunda de unidades de ensino oficiais, as noções de ciência que estão inseridas em seu contexto e, a partir disto, permitir que o indivíduo se torne capaz de discutir sobre o que lhe é apresentado, empregando saberes científicos atrelados a seus saberes populares, os quais caracterizam seu conjunto de costumes e crenças. Outro objetivo, este visto por ser uma consequência, é que o indivíduo que participa das apresentações do teatro de mamulengo leve aquilo que lhe fora apresentado a outros ambientes, como sua casa, comunidade e grupo de pessoas próximas, de modo que a ciência venha a se tornar um bem comum, compartilhada e divulgada a diferentes indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.