Primeiras impressões acerca de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, a partir do emprego da formação de espeleotemas como tema problematizador

Ortência da Paz Santiago, Daniela Santos de Jesus, Cléber Thiers da Silva Nunes, Joeliton Chagas Silva, Erivanildo Lopes da Silva

Resumo


O desenvolvimento de materiais a serem aplicados em sala de aula, sob a finalidade de trazer mudanças no modo como o ensino vem acontecendo nas escolas permeia os debates em Ensino de Ciências. Para tanto os pesquisadores da área passam a adotar novas metodologias, dentre as quais salienta-se pelo presente trabalho as Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA), uma corrente europeia, que tem como objetivo apresentar um currículo curto para abordar determinado conhecimento científico em classe. As SEA apresentam flexibilidade, isto por permitirem a adoção de outras metodologias e abordagens de ensino, tais como problematização e contextualização dos conceitos a serem trabalhados. Mediante o exposto pelo presente artigo busca-se apresentar os primeiros resultados através da aplicação de uma SEA, intitulada “Cavernas: o fascinante Brasil subterrâneo”, resultado das atividades do grupo do  PIBID/Química/UFS/Itabaiana, em que buscou-se trabalhar a formação de espeleotemas e a partir deste ressaltar quais os conceitos que a Química permite evidenciar. Através do desenvolvimento da referida SEA também se objetivou trazer as possíveis relações de interdisciplinaridade. Os resultados assim apresentados refletem a execução de uma validação interna, em que toma-se dois momentos da aplicação como objetos de investigação para a presente pesquisa, deste modo são tomadas as respostas iniciais ao questionário problematizador e os mapas conceituais elaborados ao final do processo de ensino-aprendizagem, realizado juntamente a alunos da 2ª série do Ensino Médio. Por meio dos momentos citados são expressas as primeiras concepções que os envolvidos no processo detinham e como eles passaram a conceber a temática trabalhada.


Palavras-chave


Espeleotemas; Sequência de Ensino-Aprendizagem; Validação interna

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