Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência

Autores

  • Maria Elane Mendonça Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Nirly Araujo dos Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112702

Palavras-chave:

currículo, CTS, história da ciência.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma discussão sobre o currículo escolar, argumentando acerca de alguns aspectos que norteiam o tema no âmbito do ensino de ciências, apontando características do currículo vigente e em contrapartida, debatendo tendências a fim de compor um currículo crítico. Defende-se um currículo, considerando às interações CTS, atreladas a História da Ciência, de modo que tal relação possa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores, isto é, ter posição crítica diante de problemas sociais. Um currículo crítico deve ir além de visões não equivocadas de ciência e de ensinar ciência, e, nesse caso, o professor deve atuar em um processo de mediação docente. O desenvolvimento dessas atividades permitem argumentar acerca da possibilidade do uso dessas tendências frente ao ensino desfragmentado e disciplinar, portanto, é imprescindível intensificar discussões curriculares críticas já nos cursos superiores, para que assim, tais tendências sejam incorporadas ao cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Maria Elane Mendonça Santos, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/7327790492010481

Nirly Araujo dos Reis, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/4106755765069588

Erivanildo Lopes da Silva

http://lattes.cnpq.br/9732707316008939

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade