Reflexões sobre as concepções de alunos da 3º série do ensino médio sobre soluto e solvente e aplicação da oficina temática “os efeitos do álcool em nosso organismo”
Keywords:
Soluções, concepções prévias, bebidas alcoólicasAbstract
Este trabalho analisou as concepções de estudantes da educação básica sobre solvente e soluto, acerca do funcionamento do bafômetro e sua opinião sobre o consumo de bebidas alcoólicas, além de apresentar discussões sobre a aplicação da oficina temática: “Os efeitos do álcool em nosso organismo”. Os sujeitos da pesquisa são do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju/SE. Observamos que a maioria dos alunos apresenta conceitos coerentes com os cientificamente aceitos, mas desconsideram as interações que ocorrem entre soluto e solvente na formação das soluções. A aplicação da oficina proporcionou maior interação entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho em grupo e promovendo a construção do conhecimento sobre os malefícios do consumo de bebidas alcoólicasDownloads
Published
2014-09-03
How to Cite
Santos, F. dos, Siqueira, V. de O., & Lima, J. P. M. (2014). Reflexões sobre as concepções de alunos da 3º série do ensino médio sobre soluto e solvente e aplicação da oficina temática “os efeitos do álcool em nosso organismo”. Scientia Plena, 10(8). Retrieved from https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2010
Issue
Section
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work