Concepções dos Graduandos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão sobre o Átomo e os Modelos Atômicos

Thais Campos Gomes Alves, Clísia Silva Santos, Eliana Midori Sussuchi, João Paulo Mendonça Lima

Resumo


Apresentamos neste trabalho as concepções dos graduandos do curso de Química Licenciatura sobre o Átomo e os Modelos Atômicos. Os sujeitos da pesquisa são alunos matriculados em disciplinas do início, meio e fim do curso (Fundamentos de Química, Química de Coordenação e Estágio Supervisionado em Ensino de Química IV). A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no período 2014/2. A análise dos dados mostrou dificuldade dos alunos em conceituar o átomo, e representá-lo através dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e o atual. Percebemos que a formação inicial contribui para avanços na compreensão dos conceitos. Porém, a melhoria das concepções ainda é limitada, mostrando a necessidade de reflexão sobre como o curso tem contribuído para a formação dos futuros professores de Química. 


Palavras-chave


Átomo, Modelos Atômicos, Ensino de Química

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.