Comparação entre o modelo de malha móvel e o modelo de fonte de quantidade de movimento para a simulação numérica do princípio de funcionamento de tanques misturadores
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049907Palavras-chave:
Simulação numérica, tanque misturador, modelo numéricoResumo
O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma comparação entre dois modelos numéricos capazes de simular o princípio de funcionamento de tanques misturadores, os quais são utilizados em diversas indústrias químicas, entre elas, para a produção de biodiesel. O objetivo é realizar uma comparação entre os resultados obtidos com estes modelos e os resultados encontrados na literatura, a fim de mostrar a capacidade de predição dos modelos desenvolvidos e o esforço computacional de cada um deles. As simulações numéricas foram realizadas utilizando o software FLUENT, baseado no Método de Volumes Finitos (MVF). A comparação dos resultados entre o presente trabalho e dados encontrados na literatura, foi realizada a partir da previsão dos campos de velocidade monitorados no escoamento. Em geral, foi encontrado bom acordo entre os resultados do presente trabalho e resultados da literatura, com relação ao comportamento do escoamento, em determinados pontos que foram analisados no interior do tanque. Foi atestado também, uma grande diferença no tempo e esforço computacional entre os dois modelos numéricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.