Design Construtal aplicado a um caminho condutivo em forma de seta inserido em um sólido com geração de calor

Autores

  • Andréia Sá de Barros Universidade Federal do Rio Grande
  • Édis Antunes Pinto Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Daniel Borges dos Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Félix Krolow Sell Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Ricardo Gabriel Hübner Universidade Federal do Rio Grande
  • Gerusa Camargo Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande
  • Ana Paula Del Aghenese Universidade Federal do Rio Grande
  • Carla Machado Bulsing Dutra Universidade Federal do Rio Grande
  • Thiago Alves Teixeira Universidade Federal do Rio Grande
  • Elizaldo Domingues dos Santos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049911

Palavras-chave:

Design Construtal. Caminho condutivo. Otimização geométrica. Transferência de Calor.

Resumo

Este trabalho busca avaliar geometricamente, através do Design Construtal, um caminho de alta condutividade a fim de melhor distribuir o campo de temperaturas diminuindo a maior temperatura observada em um domínio com geração de calor e de baixa condutividade. Para a análise numérica deste estudo, foi utilizado o software MATLAB junto com a ferramenta PDETOOL (Partial Differential Equation Toolbox). O caminho condutivo possui uma forma de seta, ou seja, composto por uma parte retangular com razão de medidas variáveis e uma parte triangular de área fixa. O problema passa a ter três restrições de área com seis variáveis, resultando em três graus de liberdade, H/L, H0/L0 e H1/L1, sendo que apenas H0/L0 varia. As simulações numéricas foram feitas para três diferentes condutividades, considerando quatro valores de fração de área preestabelecidos. Foi possível obter a geometria do caminho condutivo que melhor distribui o campo de temperaturas, resultando na minimização da temperatura máxima. Observouse nas três diferentes condutividades que, quanto maior a distribuição da área ocupada pelo material de alta condutividade em relação à área da placa, melhor distribuída será a temperatura, resultando na redução da temperatura máxima observada. Constatou-se também que a mais baixa condutividade térmica analisada, apresentou a menor temperatura máxima à medida que a razão do grau de liberdade foi aumentando. Já a maior condutividade térmica analisada apresentou menor temperatura máxima à medida que a razão do grau de liberdade foi diminuindo.

Biografia do Autor

Andréia Sá de Barros, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/2046520656203113

Édis Antunes Pinto Junior, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/2972192435982647

Daniel Borges dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/0605703751352495

Félix Krolow Sell Junior, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/1565132992408652

Ricardo Gabriel Hübner, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/4082411684372116

Gerusa Camargo Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/7286893724922348

Ana Paula Del Aghenese, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/1214080865852134

Carla Machado Bulsing Dutra, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/9771472248843451

Thiago Alves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/4118395413799327

Elizaldo Domingues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

http://lattes.cnpq.br/6854950768271660

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

de Barros, A. S., Pinto Junior, Édis A., dos Santos, D. B., Sell Junior, F. K., Hübner, R. G., Rodrigues, G. C., … dos Santos, E. D. (2019). Design Construtal aplicado a um caminho condutivo em forma de seta inserido em um sólido com geração de calor. Scientia Plena, 15(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049911

Edição

Seção

VIII Conferência Sul Modelagem Computacional/VIII Seminário Workshop Engenharia

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