Metodologia da problematização e o desenvolvimento de habilidades interpessoais na formação profissional em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059905Palavras-chave:
Saúde, habilidades socioemocionais, formação, humanização, metodologia da problematização.Resumo
O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da Metodologia da Problematização, adotada pela Universidade Federal de Sergipe, campus de Lagarto/SE, para a graduação em cursos da área da saúde, sendo esta metodologia utilizada pela disciplina de Práticas de Ensino na Comunidade. Pretende-se ressaltar o desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal, empatia, crítica, apreensão da realidade, iniciativa, comunicação e trabalho em equipe. Características essas, que são fundamentais para a sociedade atual, que convive com aceleradas modificações, acúmulo de informações e perda gradativa da habilidade de compreender a subjetividade das pessoas. Para tanto, será apresentado um relato de experiência do conjunto de atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2014-2015 pelos discentes de quatro dentre os oito cursos do campus (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional), com enfoque em uma turma específica, bem como dos aspectos que permearam esta prática. Do mesmo modo, são explicitados pontos fundamentais para o tema, como a definição da metodologia da problematização, o conceito de saúde, contribuições de Paulo Freire e a Política Nacional de Humanização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.