Metodologia da problematização e o desenvolvimento de habilidades interpessoais na formação profissional em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059905Keywords:
Saúde, habilidades socioemocionais, formação, humanização, metodologia da problematização.Abstract
O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da Metodologia da Problematização, adotada pela Universidade Federal de Sergipe, campus de Lagarto/SE, para a graduação em cursos da área da saúde, sendo esta metodologia utilizada pela disciplina de Práticas de Ensino na Comunidade. Pretende-se ressaltar o desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal, empatia, crítica, apreensão da realidade, iniciativa, comunicação e trabalho em equipe. Características essas, que são fundamentais para a sociedade atual, que convive com aceleradas modificações, acúmulo de informações e perda gradativa da habilidade de compreender a subjetividade das pessoas. Para tanto, será apresentado um relato de experiência do conjunto de atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2014-2015 pelos discentes de quatro dentre os oito cursos do campus (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional), com enfoque em uma turma específica, bem como dos aspectos que permearam esta prática. Do mesmo modo, são explicitados pontos fundamentais para o tema, como a definição da metodologia da problematização, o conceito de saúde, contribuições de Paulo Freire e a Política Nacional de Humanização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work