Habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico de alunos participantes e não participante do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059902Palavras-chave:
desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem, habilidades sociais.Resumo
O presente trabalho objetivou investigar diferenças e semelhanças no repertório social, nas estratégias de aprendizagem e no desempenho acadêmico de alunos que participaram e que não participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto interdisciplinar das áreas de Ciências e Biologia. O PIBID tem seu desenvolvimento delineado por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI), as quais podem ser vistas como um contribuinte para o processo de alfabetizar cientificamente. Para o desenvolvimento do presente estudo foram utilizados e aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, o Inventário de Habilidade Social para Adolescentes (IHSA) [7], a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) [2] e para avaliação do desempenho acadêmico foram analisadas notas de uma avaliação em processo (AAP). A amostra foi composta por: estudantes do 6° e 7º anos não participantes e participantes do PIBID, respectivamente. Os resultados apontaram relações existentes entre variáveis mapeadas relativas a habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico. Observou-se assim a importância da estruturação de programas de intervenção que articulem as Habilidades Sociais, as Estratégias de Aprendizagem e propostas inovadoras de ensino, tais como o PIBID, de modo que possam atuar como fatores de proteção ao desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.