Habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico de alunos participantes e não participante do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059902Keywords:
desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem, habilidades sociais.Abstract
O presente trabalho objetivou investigar diferenças e semelhanças no repertório social, nas estratégias de aprendizagem e no desempenho acadêmico de alunos que participaram e que não participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto interdisciplinar das áreas de Ciências e Biologia. O PIBID tem seu desenvolvimento delineado por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI), as quais podem ser vistas como um contribuinte para o processo de alfabetizar cientificamente. Para o desenvolvimento do presente estudo foram utilizados e aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, o Inventário de Habilidade Social para Adolescentes (IHSA) [7], a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) [2] e para avaliação do desempenho acadêmico foram analisadas notas de uma avaliação em processo (AAP). A amostra foi composta por: estudantes do 6° e 7º anos não participantes e participantes do PIBID, respectivamente. Os resultados apontaram relações existentes entre variáveis mapeadas relativas a habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico. Observou-se assim a importância da estruturação de programas de intervenção que articulem as Habilidades Sociais, as Estratégias de Aprendizagem e propostas inovadoras de ensino, tais como o PIBID, de modo que possam atuar como fatores de proteção ao desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work