Avaliação de Arquiteturas para Jogos de Ação Distribuídos Desenvolvidos em CORBA

Autores

  • Hendrik Teixeira Macedo Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco
  • Rogério de C. Andrade Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco
  • Dave A. T. Cavalcanti Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco
  • Charles A. G. Madeira Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco
  • Alessandro C. M. de Araújo Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos A. G. Ferraz Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo identifica os principais problemas relacionados com o desenvolvimento de jogos multiusuários distribuídos e apresenta três diferentes arquiteturas para  implementação deste tipo de jogo, utilizando a plataforma de distribuição CORBA. As arquiteturas foram implementadas em um jogo de ação visando a avaliação das mesmas com relação ao tráfego de pacotes, consumo de banda passante, perda de eventos e à consistência dos dados no processo de atualização da tela de cada jogador. Como resultado obtido, observamos que para diferentes tipos de jogos o uso de arquiteturas adequadas pode levar a uma considerável economia de processamento, redução de tráfego de rede e ganhos com a qualidade de apresentação ao usuário. 

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Publicado

2011-11-20

Como Citar

Macedo, H. T., Andrade, R. de C., Cavalcanti, D. A. T., Madeira, C. A. G., de Araújo, A. C. M., & Ferraz, C. A. G. (2011). Avaliação de Arquiteturas para Jogos de Ação Distribuídos Desenvolvidos em CORBA. Scientia Plena, 1(4). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/570

Edição

Seção

Artigos