Análise do setor de madeira serrada no município de Barra do Choça – BA
Palavras-chave:
Produtos madeireiros, Matéria-prima florestal, Resíduo madeireiroResumo
Com a crescente demanda de madeira serrada nos últimos anos, o estudo da cadeia produtiva madeireira é de fundamental importância para a melhor gestão do setor. Portanto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil do segmento de madeira serrada, desde a origem da matéria-prima, do mercado e comercialização na região e a geração de resíduos na atividade industrial de transformação da madeira no município de Barra do Choça - BA. Os dados foram obtidos através de entrevistas com aplicação de questionários aos responsáveis em todas as madeireiras do município. Os aspectos analisados contemplaram à origem da matéria prima, a finalidade da madeira e a utilização de seus resíduos, bemcomo, a sua destinação final. Foi observado o consumo médio de 312,5 m3 de madeira no ano de 2008, sendo essa, na maioria de florestas plantadas. Observou-se um consumo médio de 312,5 m3 de madeira no ano de 2008, sendo a maioria oriunda de florestas plantadas. Também se pode observar um baixo aproveitamento dos resíduos gerados nos estabelecimentos.
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Vieira, G. C., Cerqueira, P. H. A., Ribas, M. C. A., Neto, A. P., Silva, G. C., & Amorim, J. S. (2012). Análise do setor de madeira serrada no município de Barra do Choça – BA. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/997
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.