Multimídia: conteúdos de Paleontologia na forma de CD-ROM para a Educação Básica
Resumo
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:EN-GB; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->O uso de novas tecnologias no processo educativo é comum nas discussões para modernização da educação, para os paleontólogos, aumentou o interesse em estabelecer novas relações entre os conhecimentos produzidos nos centros de pesquisas e as experiências em sala de aula nos diversos níveis educacionais. O presente trabalho buscou, apresentar o conhecimento paleontológico básico e local para os alunos do Ensino Fundamental utilizando um CD-ROM, analisar os conteúdos paleontológicos propostos em alguns livros didáticos do Ensino Fundamental; utilizar questionário para analisar o conhecimento prévio dos alunos e verificar a eficácia da multimídia; ministrar palestra e apresentar o CD-ROM. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 7º ano, numa escola de ensino básico, localizada na cidade de Aracaju – Sergipe – Brasil. Pode-se verificar nos livros didáticos uma carência de informações em relação aos conteúdos paleontológicos, encontram-se incompletos, sem encadeamento e seqüência lógica. A utilização do CD-ROM como ferramenta de auxílio didático-pedagógico para o ensino da Paleontologia, mostrou-se de grande importância. De acordo com o percentual apresentado, observou-se um alto índice de rendimento dos alunos, no pré-questionário 41% acertaram as questões, no pós-questionário a porcentagem aumentou para 74%. Dessa forma, concluímos que o CD-ROM foi bem aceito, facilitou a aprendizagem sobre o surgimento da Vida, o que é Paleontologia, quais os tipos de fósseis e a Paleontologia em Sergipe. Mostrou-se um excelente material interativo, capaz de prender a atenção e manter o aluno participando da aula, interagindo com o professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.