Multimídia: conteúdos de Paleontologia na forma de CD-ROM para a Educação Básica
Abstract
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:EN-GB; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->O uso de novas tecnologias no processo educativo é comum nas discussões para modernização da educação, para os paleontólogos, aumentou o interesse em estabelecer novas relações entre os conhecimentos produzidos nos centros de pesquisas e as experiências em sala de aula nos diversos níveis educacionais. O presente trabalho buscou, apresentar o conhecimento paleontológico básico e local para os alunos do Ensino Fundamental utilizando um CD-ROM, analisar os conteúdos paleontológicos propostos em alguns livros didáticos do Ensino Fundamental; utilizar questionário para analisar o conhecimento prévio dos alunos e verificar a eficácia da multimídia; ministrar palestra e apresentar o CD-ROM. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 7º ano, numa escola de ensino básico, localizada na cidade de Aracaju – Sergipe – Brasil. Pode-se verificar nos livros didáticos uma carência de informações em relação aos conteúdos paleontológicos, encontram-se incompletos, sem encadeamento e seqüência lógica. A utilização do CD-ROM como ferramenta de auxílio didático-pedagógico para o ensino da Paleontologia, mostrou-se de grande importância. De acordo com o percentual apresentado, observou-se um alto índice de rendimento dos alunos, no pré-questionário 41% acertaram as questões, no pós-questionário a porcentagem aumentou para 74%. Dessa forma, concluímos que o CD-ROM foi bem aceito, facilitou a aprendizagem sobre o surgimento da Vida, o que é Paleontologia, quais os tipos de fósseis e a Paleontologia em Sergipe. Mostrou-se um excelente material interativo, capaz de prender a atenção e manter o aluno participando da aula, interagindo com o professor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work