Construtivismo Investigativo dos Professores como Auxílio nas Práticas Pedagógicas e no Ensino da Física

Autores

  • Maria A. Barbosa Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa
  • Wagner da C. Silva Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa

Palavras-chave:

Prática pedagógica, construtivismo, sala de aula, Física.

Resumo

A metodologia de ensino-aprendizagem empregada na disciplina Física, muitas vezes, é deficiente, e, não consegue atingir seu objetivo. Desta forma, através deste trabalho buscamos estabelecer vínculos entre transmissão/assimilação e sua razão de estudar tão questionada pelo aluno, assim como demonstrar que o construtivismo investigativo, por parte dos professores, pode auxiliar nas práticas pedagógicas, como também, alavancar o interesse e a aprendizagem do aluno, a partir de práticas alternativas de ensino (elaboração de um filme) é o objetivo deste trabalho.O assunto da Física abordado para realização da filmagem foi termologia. A filmagem promoveu o engajamento dos estudantes com idéias que inspiraram suas ações e deram origem as expectativas sobre o que poderia ser encontrado, descoberto ou explicado sobre a termologia.

Downloads

Como Citar

Barbosa, M. A., & Silva, W. da C. (2011). Construtivismo Investigativo dos Professores como Auxílio nas Práticas Pedagógicas e no Ensino da Física. Scientia Plena, 4(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/651