Construtivismo Investigativo dos Professores como Auxílio nas Práticas Pedagógicas e no Ensino da Física
Palavras-chave:
Prática pedagógica, construtivismo, sala de aula, Física.Resumo
A metodologia de ensino-aprendizagem empregada na disciplina Física, muitas vezes, é deficiente, e, não consegue atingir seu objetivo. Desta forma, através deste trabalho buscamos estabelecer vínculos entre transmissão/assimilação e sua razão de estudar tão questionada pelo aluno, assim como demonstrar que o construtivismo investigativo, por parte dos professores, pode auxiliar nas práticas pedagógicas, como também, alavancar o interesse e a aprendizagem do aluno, a partir de práticas alternativas de ensino (elaboração de um filme) é o objetivo deste trabalho.O assunto da Física abordado para realização da filmagem foi termologia. A filmagem promoveu o engajamento dos estudantes com idéias que inspiraram suas ações e deram origem as expectativas sobre o que poderia ser encontrado, descoberto ou explicado sobre a termologia.Downloads
Como Citar
Barbosa, M. A., & Silva, W. da C. (2011). Construtivismo Investigativo dos Professores como Auxílio nas Práticas Pedagógicas e no Ensino da Física. Scientia Plena, 4(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/651
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.