Qualidade fisiológica e viabilidade de sementes de espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia, Celastraceae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.113101

Palavras-chave:

conservação, recurso genético, planta medicinal

Resumo

A espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia) é uma espécie nativa do Brasil utilizada no tratamento de gastrites e úlceras gástricas. A produção de mudas para o cultivo com fins econômicos por meio de sementes pode ser uma alternativa para minimizar o extrativismo predatório. Teve-se como objetivos avaliar a qualidade fisiológica das sementes de M. ilicifolia em testes de germinação, emergência e ao longo do armazenamento e determinar o tipo de corte da semente, o período de exposição e a eficácia de diferentes concentrações de solução de 2,3,5 trifenil cloreto de tetrazólio para avaliação da viabilidade das sementes de espinheira-santa. Para tal, foram realizados testes de germinação, de emergência, e de tetrazólio utilizando sementes de 12 acessos de espinheira-santa. A porcentagem média de germinação foi de 67%, não havendo diferença significativa entre os acessos avaliados. Considerando o teste de emergência, as sementes dos acessos 127 e 136 se destacaram por apresentarem os maiores valores do Índice de Velocidade de Emergência (IVE), e por estarem dentro do grupo formado por acessos com os maiores valores de emergência (média de 87%) e os menores valores de Tempo Médio de Emergência (TME). As sementes podem ser armazenadas, sob temperatura média de 5 °C por até 120 dias apresentando percentual de emergência acima de 60%. Para avaliação rápida da viabilidade de sementes pelo teste de tetrazólio, recomenda-se realização de corte longitudinal, no eixo embrionário, e a exposição às concentrações de 0,25% ou 0,50% da solução de tetrazólio, durante 3 horas.

Biografia do Autor

Tângela Denise Perleberg, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e Doutorado em Ciências na área de concentração Fitomelhoramento. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, atuando no Câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Tem experiência na área de Recursos Genéticos e Botânica, com ênfase em Biologia Reprodutiva, Taxonomia Vegetal e Ensino de Botânica.

Tamires Ebeling da Silva, Usina Termelétrica Pampa Sul - Engie

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental. Atualmente trabalha na Suez Water Technologies & Solutions no Projeto Pampa Sul - Engie. Possui experiência em iniciação científica atuando como bolsista no projeto de pesquisa: Biologia floral e fenologia reprodutiva em Maytenus ilicifolia (espinheira-santa).

Josiane Mendonça Vitória, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ciência do Solo. Atualmente é doutoranda em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência como bolsista no projeto de pesquisa: Biologia floral e fenologia reprodutiva em Maytenus ilicifolia (espinheira-santa).

Patrick da Silva Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia. Com experiência nas áreas de fitotecnia (paisagismo, plantas ornamentais, bioativas e frutíferas), Ciência e Tecnologia de Alimentos (pós colheita, industrialização e qualidade de grãos) e Fitossanidade (desenvolvimento de novos produtos - fungicidas, herbicidas e inseticidas). Atualmente é mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas.

Rafaela de Sousa Corrêa de Magalhães, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Ciências Biológicas e Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental. Atualmente cursa Especialização em Biologia Vegetal e Mestrado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Possui experiência como bolsista da Fundação Flora de Apoio à Botânica no Herbário ECT - Embrapa Clima Temperado e nos projetos de pesquisa: Recursos genéticos urbanos: Levantamento, caracterização e produção de Butiá; Avaliação de testes de viabilidade e desinfestação de sementes visando a produção de mudas de Butia odorata; e Biologia floral e fenologia reprodutiva em Maytenus ilicifolia (espinheira-santa).

Rosa Lía Barbieri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Genética e Biologia Molecular e doutorado em Genética e Biologia Molecular. Atualmente é pesquisadora na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, na área de concentração Fitomelhoramento. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos. Tem experiência nas áreas de Agronomia, Genética Vegetal e Botânica, com ênfase em Recursos Genéticos Vegetais e Agrobiodiversidade.

Caroline Jácome Costa, Embrapa Hortaliças

Possui graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado (2007) em Ciências. Atualmente é Pesquisadora A da Embrapa Hortaliças. Foi Responsável Técnica do Laboratório Oficial de Análise de Sementes da Embrapa Clima Temperado no período de 2012 a 2019. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade fisiológica de sementes, tecnologia de sementes de hortaliças e espécies forrageiras e propagação de espécies nativas.

Márcio Paim Mariot, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

É bacharel em Agronomia, mestre em Fitotecnia e doutor em Agronomia. Atualmente é professor titular do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos genéticos e plantas medicinais.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Perleberg, T. D., Silva, T. E. da, Vitória, J. M., Silva, P. da S., Magalhães, R. de S. C. de, Barbieri, R. L., Costa, C. J., & Mariot, M. P. (2020). Qualidade fisiológica e viabilidade de sementes de espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia, Celastraceae). Scientia Plena, 16(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.113101