Os modelos cosmológicos geocêntrico e heliocêntrico da Terra como tema motivador para alunos do CEEFJA-Marabá/PA de acordo com o Ciclo de Aprendizagem Kellyana

Autores

  • Antonio Augusto Martins Neto Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Narciso das Neves Soares Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074806

Palavras-chave:

Modelos Cosmológicos da Terra, Construtor Pessoais Kellyano, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho descreve como os modelos cosmológicos da Terra, geocêntrico e heliocêntrico, podem ser utilizados como ferramenta motivadora no processo ensino-aprendizagem na Educação Fundamental de Jovens e Adultos. Para a realização do trabalho foi aplicado um questionário para quinze estudantes da Escola Jonathas Pontes Athias no Centro de Educação de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (CEEFJA) em Marabá e utilizados como referencial teórico os Corolários da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, através do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) que descrevem as experiências do indivíduo. O questionário foi aplicado antes e depois de uma aula sobre cosmologia utilizando recursos didático-pedagógico que envolviam meios tecnológicos e uma abordagem histórica. Após a aula, foi observado respostas mais precisas sobre o assunto ministrado.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Martins Neto, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Instituto de Ciências Exatas/ Física

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Martins Neto, A. A., & Soares, N. das N. (2019). Os modelos cosmológicos geocêntrico e heliocêntrico da Terra como tema motivador para alunos do CEEFJA-Marabá/PA de acordo com o Ciclo de Aprendizagem Kellyana. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074806

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)