Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711Palavras-chave:
Ensino Médio, Contextualização, InterdisciplinaridadeResumo
Esse trabalho teve como objetivo fomentar uma discussão no tocante as perspectivas didáticas atuais para o ensino da matemática no ensino médio a partir das recomendações presentes nos documentos oficiais que fundamentam esse ensino. Buscou-se discutir sobre o tratamento didático, que apontam propostas de currículos a serem desenvolvidas pelas escolas devem incluir competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos coerentes com os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e também os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo do Ensino Médio. E a posterior por uma análise dos resultados obtidos através de uma investigação para sabermos como a contextualização e a interdisciplinaridade têm sido interpretadas no exercício da prática do docente de matemática; como mobilizam o interesse dos discentes pela matemática como os discentes percebem a importância da matemática e como esperam que seja ensinada. Para tanto, nos reportamos a contribuições teóricas introduzido por Passos (2006), Charlot (2000, 2005 ) e ainda, por Santomé (1998),Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D´Ambrosio (1989).
Downloads
Publicado
2016-11-21
Como Citar
Dias do Nascimento, S. D., Souza, D., & Santos, A. C. (2016). Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711
Edição
Seção
IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.