Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711Keywords:
Ensino Médio, Contextualização, InterdisciplinaridadeAbstract
Esse trabalho teve como objetivo fomentar uma discussão no tocante as perspectivas didáticas atuais para o ensino da matemática no ensino médio a partir das recomendações presentes nos documentos oficiais que fundamentam esse ensino. Buscou-se discutir sobre o tratamento didático, que apontam propostas de currículos a serem desenvolvidas pelas escolas devem incluir competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos coerentes com os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e também os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo do Ensino Médio. E a posterior por uma análise dos resultados obtidos através de uma investigação para sabermos como a contextualização e a interdisciplinaridade têm sido interpretadas no exercício da prática do docente de matemática; como mobilizam o interesse dos discentes pela matemática como os discentes percebem a importância da matemática e como esperam que seja ensinada. Para tanto, nos reportamos a contribuições teóricas introduzido por Passos (2006), Charlot (2000, 2005 ) e ainda, por Santomé (1998),Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D´Ambrosio (1989).
Downloads
Published
2016-11-21
How to Cite
Dias do Nascimento, S. D., Souza, D., & Santos, A. C. (2016). Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112711
Issue
Section
IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work