A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ

Autores

  • Danila Tavares Amato Mestrado em Sistemas de Gestão - MSG/UFF - Universidade Federal Fluminense. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Augusto da Cunha Reis PPPRO - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - CEFET/RJ MSG - Mestrado de Sistemas e Gestão - LATEC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.071302

Palavras-chave:

Programa de Monitoria, Ensino Superior, Excelência Acadêmica

Resumo

O Ensino Superior não se restringe à produção do conhecimento científico para a formação do profissional que atuará na sociedade, ele também se compromete com a formação humana. Desse modo, uma nova concepção de educação significativa propõe uma formação integral pautada no cidadão em suas diversas dimensões. Neste sentido, o Programa de Monitoria torna-se uma estratégia fundamental à aprendizagem significativa na medida em que possibilita a construção de saberes e a troca entre pares. Esta pesquisa é um estudo de caso sobre o Programa de Monitoria do CEFET/RJ e tem o objetivo de apresentar a percepção dos monitores do curso de Engenharia de Produção sobre o programa. Para o alcance de tal objetivo foi aplicado um questionário semiestruturado aos monitores participantes do programa em 2014. Os principais resultados indicam que, apesar de o programa proporcionar inúmeros benefícios à formação acadêmica e pessoal dos estudantes, a monitoria ainda não foi internalizada como uma cultura pelo corpo discente, o que exige da instituição uma política de divulgação mais ampla sobre o programa.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Amato, D. T., & Reis, A. da C. (2016). A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ. Scientia Plena, 12(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.071302

Edição

Seção

Artigos