Avaliação histológica dos efeitos da crotoxina de – Crotalus durissus terrificus na pele do dorso de ratos Wistar
Palavras-chave:
crotoxina, pele, inflamaçãoResumo
O veneno crotálico é constituído de enzimas, toxinas e peptídeos. A crotoxina corresponde à maior fração protéica do veneno e é responsável por alterações fisiopatológicas importantes. As principais manifestações clínicas da crotoxina incluem: neurotoxicidade, miotoxicidade e citototoxicidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar histologicamente os efeitos locais da crotoxina na pele do dorso de ratos Wistar. Diferentes concentrações da crotoxina (5μg, 10μg, 20μg, 40μg e 80μg) foram injetadas intradermicamente em 18 ratos Wistar machos. Após 24 horas da injeção, as peles foram retiradas, processadas e analisadas por microscopia de luz. As amostras de tecidos do grupo controle negativo (solução salina) mostraram características histológicas típicas de pele normal com alguns pontos de infiltrado inflamatório e crostas de fibrina. Todas as concentrações utilizadas induziram alterações histológicas que reproduziram de maneira crescente e dose dependente os danos teciduais. O edema e a hemorragia foram heterogêneos nas diferentes concentrações da toxina. Dermonecrose foi identificada nas regiões mais profundas da derme, em concentrações maiores. Nas concentrações a partir de 10µg, a inflamação foi caracterizada por leucocitose e neutrofilia, comparados ao controle. Degeneração de estruturas teciduais foi evidenciada nos animais tratados com 40µg. As fibras colágenas apresentaram pouca modificação entre os grupos tratados e controle. No entanto, os feixes de fibras tornaram-se mais eosinofílicos nos grupos tratados com 40 e 80µg de toxina. Nossos resultados corroboram em demonstrar os efeitos histológicos da crotoxina (PLA2) no envenenamento crotálico, que são de difícil interpretação.
Palavras-chave: crotoxina, pele, inflamação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.