A leitura mediada de textos sobre concepções da ciência e concepções alternativas: Um caminho para a minimização das dificuldades conceituais.

Autores

  • Tatiana Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-6321-6744
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Carla De Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de química, formação de professores e concepções alternativas

Resumo

Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), constatamos no período de 2011 a 2013 que licenciandos de química apresentavam dificuldades na compreensão dos conceitos que envolviam as visões da ciência e as concepções alternativas. Em função dessa constatação, buscamos construir com esses licenciandos o conhecimento a respeito dessa temática por meio da leitura de diferentes artigos científicos. Nossa pesquisa contempla as compreensões de 19 licenciandos do curso de Química Licenciatura, construídas a partir de propostas de leitura de diferentes artigos que contemplavam visões de diversos pesquisadores sobre as visões de ciência e das concepções alternativas. Objetivamos a otimização da formação conceitual a partir da compreensão e consciência do universo das concepções alternativas e comparação com às dos licenciandos. 

Biografia do Autor

Tatiana Santos Andrade, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/6075367456746170

Marlene Rios Melo, Universidade Federal de Sergipe

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4703640T6

Ana Carla De Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334086U2

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Andrade, T. S., Melo, M. R., & Santos, A. C. D. O. (2015). A leitura mediada de textos sobre concepções da ciência e concepções alternativas: Um caminho para a minimização das dificuldades conceituais. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/2523

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)