A educação das relações étnico-raciais: perspectivas para a formação docente em Química
Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, formação docente e QuímicaResumo
Este trabalho se insere nas ações dos programas PIBID/ PRODOCÊNCIA/CAPES da área de Química- UFS, cujas ações de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em seis colégios estaduais sergipanos. Os objetivos deste trabalho são: realizar uma reflexão acerca das relações entre as orientações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a formação docente ofertada no curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana e investigar, a partir de um contexto formativo docente no âmbito das ações do PIBID, as reflexões das pesquisadoras acerca do “eu” e do “outro”. O trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, a qual tem o relato autobiográfico como metodologia. Os métodos de coleta de dados foram o diário de campo, a análise documental e a entrevista. Assim, este trabalho possibilitou uma reflexão acerca das relações entre a formação docente ofertada no curso de Química e a ERER. Com isso, constatamos que o projeto político-pedagógico do curso e o currículo efetivado não contemplam a relação entre educação e cultura, ou, mais especificamente, não inserem a ERER, sendo necessária a implementação das orientações para a ERER nas diversas ações institucionais, quais sejam: ensino, pesquisa e extensão. Também foi realizada uma reflexão acerca das opiniões e visões das pesquisadoras em relação às diversas culturas – com foco na cultura afro-brasileira, ou seja, das visões acerca de “nós” e dos “outros”, conforme exposto por Candau, permitindo, assim, uma concepção mais ampla da construção da identidade cultural e docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.