Revista Investigações em Ensino de Ciências e Publicações sobre Educação Não Formal
Palavras-chave:
Educação Não Formal, Educação Formal, Ensino de CiênciasResumo
O ato de ensinar e aprender não se dá apenas nas instituições formais de ensino, como escolas, faculdades e universidades. Há também formas de ensino que ocorrem em vários ambientes e com objetivos e metodologias diversas, sendo caracterizado como uma modalidade de ensino plural, conhecida como Educação Não Formal. Este tipo de modalidade está cada vez mais difundida no Brasil. A proposta do presente trabalho foi realizar uma análise dos artigos publicados na Revista Investigações em Ensino de Ciências – IENCI, tendo como foco identificar as publicações sobre a temática da Educação Não Formal e verificar quais são as características de cada ação caracterizada como Não Formal, como também as formas metodológicas adotadas como coleta de dados nestes artigos. No resultado da análise foi perceptível que as ações de Educação Não Formal têm características muito variadas, entretanto, as mesmas apresentam em comum as metodologias adotadas para coleta de dados, que em geral são: a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Já em termos de espaços os mais utilizados para realização de ações no campo da Educação Não Formal são: centros e/ou museus de ciências, comunidades virtuais, oficinas didáticas, feiras didáticas e feiras de ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.