O uso do vídeo em sala de aula

Autores

  • R. D. S. Ferreira Curso de Mídias na Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe
  • J. H. V. Santos Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Vídeo. Metodologia. Sala de aula.

Resumo

Esta pesquisa reflete sobre o uso do vídeo em sala de aula na Escola Centro Educacional Municipal Tiradentes no município de Neópolis, SE. Objetiva-se observar como os professores dessa escola utilizam o vídeo em sala e quais suas motivações para trabalhar com esse recurso tecnológico.Para isso, faz-se um comparativo entre a realidade de uso do vídeo naquela escola e as propostas de utilização pedagógica desse recurso tecnológico fundamentadas nos pressupostos teóricos dos trabalhos de Moran (1995) e Mandarino (2002). Este estudo foi realizado com quinze professores do Ensino Fundamental da referida escola, a quem foram aplicados questionários semiabertos. A análise dos dados colhidos demonstra que para que se obtenham resultados positivos na aprendizagem dos alunos com a utilização desse recurso tecnológico, é preciso que os hábitos, ou vícios, daquela escola em relação aos profissionais e aos equipamentos ali existentes sejam modificados.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Ferreira, R. D. S., & Santos, J. H. V. (2014). O uso do vídeo em sala de aula. Scientia Plena, 10(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1942

Edição

Seção

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade e Mídias na Educação