Ácido ascórbico em preparados sólidos para refresco sabores limão e laranja
Palavras-chave:
vitamina C, informação nutricional, método de TillmansResumo
A vitamina C é essencial à saúde pois, sendo um composto antioxidante, pode ajudar na prevenção de câncer, resfriados e anemias. As frutas que contém essa vitamina são a laranja, abacaxi, acerola, morango, caju, manga, entre outras. Em função do ritmo de vida atual, muitas pessoas acabam não consumindo uma quantidade diversificada de frutas, o que pode ocasionar deficiência de algumas vitaminas. Com o intuito de complementar a ingestão de vitamina C, muitos alimentos têm apresentado adição deste nutriente. Entre estes alimentos, encontram-se os preparados sólidos para refrescos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os níveis de ácido ascórbico em preparados sólidos para refresco sabores laranja e limão. Os níveis de ácido ascórbico nas amostras sabor limão variaram de 5,66 a 10,19 mg 100 mL-1. Para os refrescos em pó sabor laranja, os teores de ácido ascórbico variaram de 5,66 a 10,31 mg 100 mL-1. Os resultados obtidos indicam que a vitamina C está sendo adicionada aos preparados sólidos para refresco, sendo que foram encontrados valores superiores aos indicados nas embalagens dos produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.