A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes

Autores

  • Cristiane Secchi Luceno Universidade Federal de Pelotas
  • Mariela Inês Secchi UNIVATES Centro universitário
  • André Jasper UNIVATES
  • Rogério José Schuck UNIVATES

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino, Ações Pedagógicas

Resumo

A pesquisa desenvolvida seguiu a metodologia exploratória e teve como objetivo analisar o nível de comprometimento de alunos concluintes do Ensino Fundamental com as questões ambientais, bem como verificar a implementação de práticas interdisciplinares por parte do corpo docente de Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos anos finais. As informações foram coletadas através de questionários abertos, realizados com docentes e equipe diretiva, e questionários pré-estruturados com alunos de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental. Constatou-se que todos os envolvidos consideram importante a realização de ações para a promoção da educação ambiental, mas não são todos os espaços educativos que se abrem ao debate e planejamento interdisciplinar. Muitos alunos já realizam ações importantes para a defesa do meio ambiente, mas ainda há muito a fazer. Conclui-se que há a necessidade de aprofundar o debate e os estudos acerca do tema e que, professores, alunos e comunidade em geral assumam a responsabilidade com a formação dos cidadãos e a defesa do meio ambiente.

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Publicado

2013-12-07

Como Citar

Luceno, C. S., Secchi, M. I., Jasper, A., & Schuck, R. J. (2013). A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes. Scientia Plena, 9(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1211