O papel da palmeira Attalea maripa (Aubl.) Mart. na fixação de comunidades de samambaias em áreas de bordas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.091201

Palavras-chave:

microhabitat, relações ecológicas, Salvaterra

Resumo

As áreas de borda dos fragmentos florestais são porções mais expostas a distúrbios externos. Neste sentido, o estudo avaliou o papel da palmeira Attalea maripa (Aubl.) Mart. em conservar a comunidade de samambaiais em áreas antropizadas da Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal, Salvaterra-PA. Foi realizado um total de 15 excursões entre julho a novembro de 2017 para coletar as samambaias em todos os forófitos vivos de A. maripa em áreas antropizadas. Os forófitos foram divididos em três zonas ecológicas (base do tronco, tronco e bainha) onde se encontravam as samambaias. Mediu-se as variáveis de altura total do forófito, diâmetro a altura do peito, altura do fuste e altura da inserção da bainha. Foram encontrados 91 forófitos de A. maripa com samambaias, dentre os quais, registrou-se 266 espécimes de samambaias distribuídas em quatro espécies pertencente a quatro famílias. Phlebodium decumanum (Willd.) J.Sm. (Polypodiaceae) foi a espécie samambaia mais representativa com 110 indivíduos, seguida por Nephrolepis biserrata (Sw.) Schott (Lomariopsidaceae) (91), Vittaria lineata (L.) Sm (Pteridaceae) (59) e Lygodium venustum Sw. (Lygodiaceae) (seis). A maior representatividade dos espécimes de samambaias na zona ecológica da bainha (77%) provavelmente está relacionada as condições ambientais encontradas nessa zona, a qual apresenta baixas temperaturas e maior umidade que favorecem o estabelecimento e desenvolvimento das samambaias. Não houve correlação significativa entre o número de espécimes de samambaias com a altura total do forófito, diâmetro a altura do peito, altura do fuste e altura da inserção da bainha. (...).

Biografia do Autor

Julielson e Silva Modesto, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia

Paulo Weslem Portal Gomes, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia e Mestre em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente faz Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas

Alcindo da Silva Martins Junior, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT)/Instituto de Pesquisas Jardim Botânica do Rio de Janeiro (2019).

Priscila Sanjuan de Medeiros-Sarmento, Museu Paraense Emílio Goeldi

Graduação em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em áreas alteradas, atuando principalmente nos seguintes temas: Botânica, Macrofauna do Solo e Micologia.

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Agronomia e Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazonia, Doutora em Botânica pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Modesto, J. e S., Gomes, P. W. P., Martins Junior, A. da S., Medeiros-Sarmento, P. S. de, & Tavares-Martins, A. C. C. (2020). O papel da palmeira Attalea maripa (Aubl.) Mart. na fixação de comunidades de samambaias em áreas de bordas. Scientia Plena, 16(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.091201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)