Modelos mentais para representação atômica numa perspectiva de aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074815Keywords:
modelos mentais, modelos atômicos, aprendizagem significativaAbstract
Em diversas áreas da ciência é comum utilizar o termo modelo como uma representação analógica de um fenômeno, relacionando-o as memórias cotidianas para obter um quadro mental que possibilite a sua compreensão. Ao utilizar esse termo para definir fenômenos atômicos é necessário um amplo grau de abstração, pois o mesmo se distancia do cotidiano exigindo representações análogas a realidade. A partir da compreensão de que o termo modelo é em muitas áreas utilizado como uma representação abstrata é que este trabalho torna-se imprescindível. Outra importante contribuição é analisar a didática utilizada pelos professores de Ciências ao abordarem esse termo em suas práticas. Além do processo de formação dos modelos mentais na perspectiva da construção de conhecimento. O presente trabalho analisou um questionário contendo 3 (três) questões referentes a, por exemplo, constituição e movimento atômico. As análises realizadas após a aplicação do questionário revelaram dificuldades relacionadas ao processo em que ocorre o ensino e aprendizagem acerca do conteúdo referente aos modelos atômicos e nas representações e estruturas cognitivas utilizadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work