Experimento para visualização das linhas de campo elétrico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074812Keywords:
Equipamento didático, Campo elétrico, Linhas de campo elétricoAbstract
O método experimental é sem dúvida uma metodologia de ensino eficiente no aprendizado. Porém, equipamentos didáticos, em geral, são caros para a realidade das escolas públicas brasileiras. Soma-se a isso, a carência de equipamentos capazes de demonstrar o fenômeno do campo elétrico, assim os professores de Física são obrigados a utilizar a abstração no ensino desse fenômeno. Com base nesse fato, o presente trabalho produziu um equipamento de baixo custo e fácil montagem para visualização das linhas de campo elétrico. Em seguida, aplicou-se o experimento em uma turma do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEP) polo UNIFESSPA, no qual todos os mestrados são professores dos níveis fundamental e médio. Assim, em uma análise qualitativa da turma, os mestrandos afirmaram compreender melhor o fenômeno e que este experimento de linhas de campo pode ser utilizado nas escolas de níveis fundamentais e médio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work