O estudo dos fenômenos térmicos-ambientais através da metodologia em espiral

Autores

  • Leonardo Sousa Leal Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil
  • Luiz Moreira Gomes Faculdade de Física/Instituto de Ciências Exatas. Programa Nacional de Mestrado Profisional em Ensino de Física. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 68507-59, Marabá – Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074807

Palavras-chave:

espiral, aquecimento global, sequência didática

Resumo

Este trabalho, utiliza a metodologia “ensino em espiral”, com a finalidade de levar os alunos a compreender a relação dos fenômenos físicos, térmicos e naturais: inversão térmica, efeito estufa, ilhas de calor e aquecimento global, abordando os conceitos de umidade, radiação infravermelha e pressão atmosférica. Para isso, utilizou-se aulas práticas com experiências de materiais de baixo custo, mapa conceitual e o LEGO. Nas aulas, aplicou-se uma sequência didática metodológica cujo objetivo foi incentivar a reflexão sobre os conceitos ambientais trabalhados, além disso, os estudantes foram submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa por meio de redação, com intuito de comprovar a eficiência da proposta didática. Os dados foram obtidos na escola estadual de ensino médio Lourenço Galleti na cidade de Açailândia – MA. Portanto, verificou-se que os resultados dos alunos avaliados forma significativos com relação aos conceitos abordados. Ainda aplicou-se o método estatístico (ANOVA), através do qual foi possível avaliar o nível de compreensão dos estudantes entre as turmas do terceiro ano A e C envolvidas na pesquisa. Com esse método observou-se a disparidade entre os níveis de aprendizagem das duas turmas, a turma C apresentou resultados melhores significativamente do que a turma A. Dessa forma, conclui-se que a proposta se torna eficaz, desde que haja uma análise dos conhecimentos prévios e dos possíveis obstáculos epistemológicos de cada turma afim de obterem o mesmo rendimento com a intervenção docente.

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Publicado

2019-08-09

Como Citar

Leal, L. S., Ferreira, F. C. L., & Gomes, L. M. (2019). O estudo dos fenômenos térmicos-ambientais através da metodologia em espiral. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074807

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

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