Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Authors

  • Márcia Cristina Rocha Paranhos Universidade Federal de Sergipe
  • Aline Mendonça Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Alice Alexandre Pagan Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906

Keywords:

Formação de professores, racionalidade técnica, habilidades socioemocionais, dinâmicas

Abstract

A formação de professores reflexivos tem se constituído objeto de pesquisas científicas e ocupado papel de destaque nas políticas educacionais no cenário brasileiro. Esse modelo de formação exige o desenvolvimento de habilidades que busquem formar a identidade profissional dos professores, bem como, motivá-los a pensar em suas práticas e potencialidades.  Buscamos nesse trabalho, descrever algumas dinâmicas utilizadas durante um minicurso e refletir no uso destas como promissoras no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os dados foram coletados mediante observação de casos episódicos, durante um minicurso oferecido por Programadores Neurolinguísticos (PNL), que utilizaram dinâmicas na tentativa de explorar as habilidades socioemocionais, participaram do minicurso, dez alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Percebemos que essa prática vislumbra possibilidades de romper barreiras e permite que os indivíduos exponham suas potencialidades, de maneira a sentirem-se capazes de construir, expor, dialogar e expressar novas propostas que os possibilitem a permanecer com êxito no mundo acadêmico.

Published

2017-08-11

How to Cite

Paranhos, M. C. R., Santana, A. M., Araujo, Y. L. F. M. de, & Pagan, A. A. (2017). Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906

Issue

Section

Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais

Most read articles by the same author(s)