Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906Keywords:
Formação de professores, racionalidade técnica, habilidades socioemocionais, dinâmicasAbstract
A formação de professores reflexivos tem se constituído objeto de pesquisas científicas e ocupado papel de destaque nas políticas educacionais no cenário brasileiro. Esse modelo de formação exige o desenvolvimento de habilidades que busquem formar a identidade profissional dos professores, bem como, motivá-los a pensar em suas práticas e potencialidades. Buscamos nesse trabalho, descrever algumas dinâmicas utilizadas durante um minicurso e refletir no uso destas como promissoras no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os dados foram coletados mediante observação de casos episódicos, durante um minicurso oferecido por Programadores Neurolinguísticos (PNL), que utilizaram dinâmicas na tentativa de explorar as habilidades socioemocionais, participaram do minicurso, dez alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Percebemos que essa prática vislumbra possibilidades de romper barreiras e permite que os indivíduos exponham suas potencialidades, de maneira a sentirem-se capazes de construir, expor, dialogar e expressar novas propostas que os possibilitem a permanecer com êxito no mundo acadêmico.Downloads
Published
2017-08-11
How to Cite
Paranhos, M. C. R., Santana, A. M., Araujo, Y. L. F. M. de, & Pagan, A. A. (2017). Reflexões sobre a utilização de dinâmicas no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059906
Issue
Section
Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work