Concepções alternativas de estudantes da 1º série do ensino médio sobre ácidos e bases investigadas nas ações do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão
Keywords:
concepções alternativas, ácidos e bases, oficinas temáticasAbstract
Analisamos as concepções alternativas de 89 estudantes do 1º ano do ensino médio sobre ácidos e bases. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de questionário, durante as ações do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão. Notou-se que a maioria dos alunos apresenta pouco conhecimento sobre ácidos e bases. O único modelo científico usado para ácidos e bases baseia-se na teoria de Arrhenius. Porém, mesmo não sabendo definir os conceitos, os alunos identificam substâncias ácidas presentes no cotidiano. O que reafirma a necessidade de integração entre os conceitos científicos e situações vivenciadas pelos alunos. O reconhecimento das suas concepções nos permite planejar e reorganizar a sequência de ensino de nossa oficina temática, a fim de contribuir para construção do conhecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work