Reflexões sobre a formação inicial docente em química a partir de memórias de professores/as
Keywords:
Formação Inicial, Licenciatura em Química, Identidade DocenteAbstract
Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo, que buscou compreender elementos da construção da identidade docente em Química. A partir dessas investigações, apresentam-se neste artigo algumas reflexões sobre os elementos presentes na trajetória de formação inicial desses/as professores/as para a construção de suas identidades profissionais. Tais reflexões contribuem para o aprofundamento das investigações sobre a formação de professores/as de Química, destacando a necessidade de debater essas compreensões nos cursos de licenciatura. O trabalho teve como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, através do método história de vida de sete professores/as iniciantes na atuação docente em Química. Os principais elementos constituintes da identidade e formação docentes desses/as professores/as destacados foram a elaboração das atividades temáticas nas disciplinas de ensino de Química e, no período dos estágios, as atividades de extensão, as relações estabelecidas entre os/as professores/as desta etapa de formação, a participação de eventos científicos e projetos de pesquisa e extensão que proporcionaram aos professores/as a continuidade da sua formação
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work