Adsorção de sulfato em solos do estado da Paraíba

Autores

  • Lucia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande
  • Josely Dantas Fernandes UEPB

Palavras-chave:

enxofre, isoterma, energia livre

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a adsorção de sulfato em amostras superficiais de um Latossolo Amarelo (LA), um Argissolo Acinzentado (PAC) e um Argissolo Vermelho eutrófico (PVe) do estado da Paraíba. Foram coletadas amostras de três solos intemperizados na camada de 0–30 cm de profundidade, de modo a ter ampla variação de valores de características físicas e químicas dos solos. As concentrações de S-SO4-2 das soluções de equilíbrio utilizadas para o ajuste da isoterma de Langmuir foram baseadas nos valores de P-rem dos solos e corresponderam a 0,0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5 mg L-1 de S-SO4-2 para os solos LA e PAC; 0,0; 3,5; 7,0; 10,5; 14,0 e 17,5 mg L-1 de S-SO4-2 para os solos PVe. O modelo hiperbólico da isoterma de Langmuir foi ajustado por meio da técnica de linearização obtendo a adsorção máxima de sulfato pelos solos. A espontaneidade da reação de adsorção foi obtida a partir do fator de separação e pela energia livre de Gibbs. O modelo de Langmuir conseguiu descrever satisfatoriamente a adsorção do sulfato para os solos estudados. Dentre os solos estudados, o que mais adsorveu sulfato foi o Latossolo Amarelo. Em geral, a capacidade de adsorção do sulfato pelos solos LA, PAC e PVe  foi muito baixa. O estudo termodinâmico indicou que o comportamento da energia livre da adsorção foi inversamente em relação à concentração do sulfato na solução de equilíbrio e a reação de adsorção do sulfato foi favorável e espontânea. 

Biografia do Autor

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular do Departamento de Engenharia Agricola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Josely Dantas Fernandes, UEPB

Doutor em Recursos Naturais.

Departamento de Agroecologia e Agropecuária da Universidade Estadual da Paraiba

Downloads

Publicado

2013-11-03

Como Citar

Chaves, L. H. G., & Fernandes, J. D. (2013). Adsorção de sulfato em solos do estado da Paraíba. Scientia Plena, 9(10). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1082

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)