Avaliação hidraúlica em sistemas de irrigação por gotejamento com duas linhas laterais

Autores

  • Roger Luiz da Silva Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande
  • Roger Luiz da Silva Almeida Filho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

irrigação localizada, uniformidade de irrigação, linhas laterais.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a desempenho hidráulico de um sistema de irrigação localizada por gotejamento com duas linhas laterais por fileira de planta, através da análise da uniformidade de emissão de água em três situações distintas e do perfil da lâmina de água distribuída na área experimental. Os procedimentos experimentais foram conduzidos na Fazenda Vale do Sol, município de Jequié-Bahia, no período de Março a Junho de 2011. A área experimental de 0,18ha era irrigada por sistema de irrigação localizada por gotejamento composto de duas linhas laterais por fileira de planta com gotejadores autocompensantes, de vazão 1,6 L.h-1 e pressão de 196 kPa. Foi aplicada a metodologia considerando três condições: as vazões da linha lateral a direita da fileira de planta, as vazões da linha lateral a esquerda da fileira de planta e a média das vazões entre estas posições. Os coeficientes de uniformidade em sua maioria apresentaram valores classificados como excelente sendo o valor médio entre todos de 90,15%; 93,10% e 94,13%, respectivamente para as condições analisadas.

 

Biografia do Autor

Roger Luiz da Silva Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engenheiro Agrícola.Dr., Professor Adjunto, do Departamento de  Ciencias Naturais  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia 

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular do Departamento de Engenharia Agricola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Roger Luiz da Silva Almeida Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Engenheiro Florestal.

Downloads

Publicado

2015-03-06