A paralaxe como tema agregador interdisciplinar e a bússola como recurso motivador na aprendizagem ativa da Física
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084810Palavras-chave:
Ensino de Física, paralaxe, bússolaResumo
Em razão da grande quantidade de objetos de conhecimento, o ensino de Física requer estratégias que unifiquem e facilitem a construção das competências necessárias à formação dos estudantes. Neste sentido, o conceito de paralaxe é uma escolha que promove interdisciplinaridade, sem perder o foco na Física. Elaboramos uma sequência didática de Ensino Híbrido utilizando o método colaborativo de Rotação por Estações e uma bússola, como recurso motivador para determinar experimentalmente distâncias de alvos terrestres. Promovemos uma discussão sobre o fenômeno de paralaxe como objetivo principal da medição, como efeito presente no procedimento de medição e como um problema no uso de instrumentos analógicos. Além dos métodos experimentais envolvidos, reforçamos conceitos fundamentais como distância, direção, sentido e incerteza. Também promovemos uma revisão histórica da literatura para fornecer aos professores um repertório sobre como a paralaxe e a bússola se relacionam nas Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas, Códigos e Linguagens e suas respectivas tecnologias. Por fim, relatamos a aplicação, fornecendo todo o material, as instruções e as sugestões de como explorar os conceitos aprendidos para empregá-los à paralaxe em Astronomia. Durante a aplicação desta proposta os participantes desenvolveram suas relações interpessoais enquanto aprendiam os conceitos explorados, potencializados por recursos híbridos. Mediram então distâncias por meio de paralaxes com precisão da ordem de 10%, além de apresentarem a análise dos resultados, o que os permitiu desenvolver o senso crítico acerca dos resultados e meios para atingir objetivos científicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Magna Coeli Soares Rodrigues, Sergio Scarano Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.