Atividade antimicrobiana do biossurfactante produzido por Pseudomonas sp. CCMICS 105

Autores

  • Thalyta Silva Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Sidnei Cerqueira dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0003-1169-256X
  • Sebastião da Cruz Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ana Cristina Viana Campos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.016201

Palavras-chave:

antibiótico, ramnolipídio, microrganismos patogênicos

Resumo

O uso irracional e indevido de antibióticos tem proporcionado condições favoráveis para desencadear a resistência dos microrganismos. Os biossurfactantes têm apresentado propriedades farmacêuticas promissoras, principalmente relacionada com a função antimicrobiana. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do biossurfactante produzido pela linhagem Pseudomonas sp. CCMICS 105 contra cepas microbianas patogênicas. A produção do biossurfactante foi realizada em meio salino mineral e o tensoativo foi extraído com a mistura dos solventes clorofórmio e etanol. A atividade antimicrobiana foi avaliada contra as cepas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e Candida albicans, usando os testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). O biossurfactante produzido pela linhagem bacteriana inibiu todas as cepas testadas, apresentado resultados equivalentes para CIM e CBM. A prospecção de biossurfactante com potencial antimicrobiano é uma alternativa para descobertas de novos antibióticos.

 

Biografia do Autor

Thalyta Silva Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduada em Ciências Biológicas, Faculdade de Biologia, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Sidnei Cerqueira dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Biotecnologia. Professor Adjunto do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua na área de Biotecnologia, Microbiologia e Propriedade Intelectual. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5913484433989475

Sebastião da Cruz Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ana Cristina Viana Campos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Doutora em Odontologia pela Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Silva Oliveira, T. ., Santos, S. C. dos, da Cruz Silva, S. ., & Viana Campos, A. C. . (2022). Atividade antimicrobiana do biossurfactante produzido por Pseudomonas sp. CCMICS 105 . Scientia Plena, 18(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.016201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)