Atividade antimicrobiana do biossurfactante produzido por Pseudomonas sp. CCMICS 105
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.016201Palavras-chave:
antibiótico, ramnolipídio, microrganismos patogênicosResumo
O uso irracional e indevido de antibióticos tem proporcionado condições favoráveis para desencadear a resistência dos microrganismos. Os biossurfactantes têm apresentado propriedades farmacêuticas promissoras, principalmente relacionada com a função antimicrobiana. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do biossurfactante produzido pela linhagem Pseudomonas sp. CCMICS 105 contra cepas microbianas patogênicas. A produção do biossurfactante foi realizada em meio salino mineral e o tensoativo foi extraído com a mistura dos solventes clorofórmio e etanol. A atividade antimicrobiana foi avaliada contra as cepas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e Candida albicans, usando os testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). O biossurfactante produzido pela linhagem bacteriana inibiu todas as cepas testadas, apresentado resultados equivalentes para CIM e CBM. A prospecção de biossurfactante com potencial antimicrobiano é uma alternativa para descobertas de novos antibióticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thalyta Silva Oliveira, Sidnei Cerqueira dos Santos, Sebastião da Cruz Silva, Ana Cristina Viana Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.