Folhas de mandioca minimamente processadas: efeito da embalagem sobre o padrão microbiológico e físico-químico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.051501Palavras-chave:
Manihot esculenta Crantz, sanitization, minimal processingResumo
O estudo apresenta uma alternativa para o processamento mínimo das folhas da mandioca trituradas; um produto amplamente utilizado na culinária da região Norte. Um planejamento Box-Behnken foi utilizado para definir a concentração da solução de hipoclorito de sódio (NaClO) e o tempo de imersão (t) capazes de garantir níveis aceitáveis para coliformes termotolerantes e bolores e leveduras, nas folhas. As folhas sanitizadas nesta condição foram trituradas; acondicionadas em embalagens de polietileno, em atmosfera padrão (PE-WV) e sob vácuo (PE-V), e em embalagem de poliamida sob vácuo (PA-V); e armazenadas a 7°C, por 30 dias. Foram acompanhadas as propriedades: perda de massa fresca, atividade de água, pH, acidez, sólidos solúveis, cor instrumental, clorofila a e b, e compostos fenólicos; além da avaliação de Salmonella spp, coliformes a 45°C, bolores e leveduras e bactérias psicrotróficas. Foi definida como condição ótima para a sanitização, a imersão das folhas por 20 min, em uma solução a 250 mg/L de NaClO, seguida de lavagem com água. O comportamento das propriedades físico-químicas e microbiológicas indicaram que as folhas da mandioca sanitizadas e trituradas estarão adequadas para o consumo por 24 h, se acondicionadas em PE-WV, por até 7 dias em PE-V e por 14 dias em PA-V, se armazenadas a 7°C.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jaqueline de Fátima Cabral Moraes, Ana Paula Rocha Campos, Adriano Lucena Araújo, Alessandra Santos Lopes, Rosinelson Silva Pena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.