A nutrição e alimentação saudável em aulas de Ciências: Percepções de alunos do 8° ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Nutrição, alimentação saudável, conceitos alternativosResumo
Esta pesquisa envolveu uma análise das concepções espontâneas de alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre nutrição e alimentação saudável, objetivando também a avaliação do nível de conhecimento adquirido por estes nas aulas de Ciências em relação ao tema proposto, considerando a contribuição destas para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Foi utilizada uma metodologia baseada na pesquisa qualitativa, contando com questionários abertos e observação da ambiência escolar. Os resultados evidenciaram os seguintes aspectos: distanciamento do conhecimento científico nas ideias dos alunos; prevalência dos conceitos alternativos provenientes do meio social e das informações veiculadas pela mídia. Concluiu-se que, nas escolas pesquisadas, ainda ocorre uma defasagem do ensino de Ciências, e consequentemente da abordagem dos temas nutrição e alimentação, sendo pouco o domínio do conhecimento pelos alunos, apesar deste ser importante para a tomada de atitudes positivas e conscientes em relação à sua alimentação e saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.