A Educação Ambiental no Ensino Médio da Escola Estadual José Amaral Lemos no município de Pirambu-SE
Resumo
A preservação ambiental tornou-se um desafio, no que se refere à melhoria da qualidade de vida. A escola, por sua vez, passou a ser um local privilegiado para o desenvolvimento da educação ambiental através de práticas pedagógicas que proporcionem uma educação voltada à construção cidadã dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho possui uma abordagem qualitativa e identificou como é desenvolvida a educação ambiental no ensino médio a partir das práticas pedagógicas em uma escola situada no município de Pirambu-SE. Para tanto foi feito um levantamento dos projetos e eventos em educação ambiental promovidos, a fim de averiguar as questões que embasam as ações na escola e foram aplicados questionários aos alunos do Ensino Médio e aos professores da escola José Amaral Lemos para identificar se as atividades pedagógicas desta escola norteiam o processo de educação ambiental durante as aulas. Após análise dos dados obtidos, foi possível concluir que apesar de possuir eventos pontuais e com vertente preservacionista/conservacionista, o colégio, ainda que de forma inicial, está procurando promover atividades que buscam a formação crítica do aluno.Downloads
Publicado
2011-02-16
Como Citar
Santana, C. G., & Araújo, M. I. O. (2011). A Educação Ambiental no Ensino Médio da Escola Estadual José Amaral Lemos no município de Pirambu-SE. Scientia Plena, 7(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/169
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.