A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios

Autores

  • Edilaine Andrade Melo Universidade Federal de Sergipe
  • F. F. Abreu Universidade Federal de Sergipe
  • A. B. Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • M. I. O. Araujo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Botânica, aprendizagem

Resumo

A pesquisa descrita traz uma representação dos problemas enfrentados pelos alunos em relação ao ensino da Botânica. Os objetivos desse estudo consistiram em investigar as causas das dificuldades apresentadas pelos estudantes do ensino fundamental em relação ao aprendizado das plantas, foi verificado os fatores que na percepção dos alunos são empecilhos para a aprendizagem deste conteúdo, e buscou-se alternativas para promoção da alfabetização científica nas aulas de botânica. O estudo foi desenvolvido com alunos do 7° ano do ensino fundamental. As reflexões que aludem essa pesquisa consistem de um levantamento bibliográfico correlato ao tema em discussão, bem como aplicação de questionários a uma amostra de 57 estudantes. Apesar de a maioria possuir alguma afinidade com o conteúdo, 59% dos
estudantes apresentou alguma dificuldade em aprendê-lo, e ainda 64% não souberam descrever a importância das plantas para o seu cotidiano, esses resultados demonstram a falta de contextualização do conteúdo e a importância de buscar estratégias para facilitar a aprendizagem. Os entraves encontrados em relação a essa temática estão relacionados à forma como o conhecimento botânico é apresentado para os alunos, de forma sistemática, tradicional e decorativa, desconexa com a realidade do aluno e desfavorável ao seu aprendizado.

Biografia do Autor

Edilaine Andrade Melo, Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Melo, E. A., Abreu, F. F., Andrade, A. B., & Araujo, M. I. O. (2012). A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, 8(10). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/492