Educação Ambiental e os resíduos eletrônicos: Percepções de estudantes do ensino médio de Soure, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069918Palavras-chave:
Ensino de química, Metais pesados, Educação ambientalResumo
A contaminação dos solos por metais pesados nos centros urbanos podem ser proveniente de descarte do lixo eletrônico depositado em locais inapropriados. O presente estudo teve como objetivo investigar o grau de conhecimento dos alunos do 1º ano do ensino médio nas escolas públicas do município de Soure, Pará, sobre as consequências da contaminação do meio ambiente por metais pesados, quando provenientes do lixo eletrônico. O trabalho foi realizado em três escolas estaduais de ensino médio e envolveu 337 alunos do primeiro ano. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos tem conhecimento limitado sobre o tema em questão. Observou-se que a partir do momento de intervenção os alunos voltaram sua atenção sobre os metais pesados e a conservação do meio ambiente, visando alcançar uma sociedade mais sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.