Densidade de plantio na cultura da cenoura no Submédio do Vale do São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.040202Palavras-chave:
Daucus carota, rendimento, espaçamentos entre linhas e plantas, massa fresca de raizResumo
A cenoura é a quarta hortaliça mais consumida no país e uma das mais consumidas no mundo. Com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo da cenoura em diferentes espaçamentos de plantio conduziu-se um experimento no período de outubro de 2013 a fevereiro de 2014. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 4, consistindo em dois espaçamentos entre linhas (20 e 25 cm) e quatro espaçamentos entre plantas (4, 6, 8 e 10 cm) com três repetições e utilizando a cultivar Brasília. A altura das plantas oscilou de 52,1 a 53,3 cm para os espaçamentos entre linhas e de 51,0 a 53,2 cm nos espaçamentos entre plantas, não se verificando diferenças significativas. Produtividade comercial de raízes superior foi obtida para o espaçamento de 20 cm entre linhas (40,6 t ha-1), em comparação ao espaçamento de 25 cm entre linhas (35,4 t ha-1). O espaçamento 4 cm entre plantas linhas apresentou maior rendimento de raízes comerciais (44,5 t ha-1). Maior massa fresca de raízes foi observada nos maiores espaçamentos entre linhas e plantas. À medida que se aumentou a população de plantas houve um acréscimo no percentual de raízes de maior comprimento e redução percentual de raízes mais curtas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.