Efeito da temperatura sobre a germinação de sementes de cebola
Palavras-chave:
Allium cepa L., mudanças climáticas, estresse térmico.Resumo
As atividades antrópicas, aliadas aos fatores naturais estão causando alterações no clima, como o aumento da temperatura média no planeta. Entre os diversos fatores que podem afetar a germinação de hortaliças, a temperatura é considerada um dos mais importantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de três cultivares de cebola (Allium cepa L.) submetidas a diferentes temperaturas. Sementes de cebola das cultivares: Franciscana IPA-10, Valeouro IPA-11 e Alfa São Francisco foram mantidas em incubadoras tipo BOD, sob cinco temperaturas constantes (15, 20, 25, 30 e 35 ºC ) e fotoperíodo de doze horas de luz. As variáveis avaliadas foram: germinação (G), velocidade de germinação (VG) índice de velocidade de germinação (IVG), e tempo médio de germinação (TMG). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com três cultivares e cinco temperaturas em arranjo fatorial 3x5 com quatro repetições de 25 sementes de cada cultivar. As temperaturas afetaram a G, VG, IVG e TMG para as três cultivares. A temperatura ótima para a germinação da cebola variou de 15 a 22 ºC de acordo com a cultivar. Temperaturas acima de 30 oC foram desfavoráveis para a germinação das cultivares de cebola testadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.