Contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” no ensino das Ciências em escola pública de Salgado- SE

Lorena Queiroz Pimentel, Edigean Aquino Dias, Assicleide da Silva Brito, Jacqueline Lima da Silva

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” desenvolvida em uma escola pública de Salgado-SE. Este trabalho objetiva apresentar as ações desenvolvidas do projeto; refletir sobre a importância das ações para a formação dos alunos a partir das visões dos participantes do projeto, alunos e professores; compreender as relações estabelecidas com as discussões e estudo na área de ensino de Química com demais áreas de conhecimento. Para isso, contou-se com a abordagem de pesquisa qualitativa na descrição do objeto de investigação e pesquisa de campo. Nesse sentido, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química, qual sua influência para os alunos e professores nas relações estabelecidas durante a realização das atividades para a disciplina de Química e ambiente escolar, quais conhecimentos desenvolvidos e adquiridos pelos alunos e professores. A partir da investigação realizada foi possível compreender que o projeto desenvolvido na escola permitiu dinamicidade ao ensino de Ciências, desenvolvendo o trabalho coletivo.  Os temas abordados no projeto da a possibilidade de estudar vários assuntos sobre as questões de cuidado com o ambiente. Os alunos podem verificar na prática todos esses conceitos, proporcionando uma visão mais aproximada de sua realidade e também uma maior conscientização sobre as questões sociais e ambientais.

Palavras-chave


ensino e aprendizagem, projetos temáticos, educação ambiental,

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.