Qualidade da água Sanitária: um tema estruturante para compreender o processo de titulação.

M. F. S. Pinto, J. I. da C. Andrade, F. dos Santos, D. Andrade, J. P. Lima

Resumo


As críticas realizadas ao ensino de Química ministrado nas escolas brasileiras vêm sendo discutidas com frequência em pesquisas da área. A melhoria da aprendizagem dos conceitos químicos passa pela necessidade de se repensar a forma como esta Ciência é abordada em sala de aula. Este trabalho apresenta os resultados da aplicação da oficina temática: Qualidade da água sanitária: um tema estruturante para compreender o processo de titulação. A ação faz parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFS/QUÍMICA e foi aplicada a 48 alunos de duas escolas estaduais do município de Aracaju/SE. Podemos perceber que a contextualização do conhecimento químico e a aplicação de diferentes metodologias durante a realização da oficina favorecem as interações entre professor e aluno e o despertar do interesse pela construção do conhecimento científico, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e da capacidade de tomada de decisões.

Palavras-chave


Contextualização; Ensino de Química; Oficina Temática

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