Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química).
Resumo
Neste trabalho buscou-se identificar dificuldades e motivações de aprendizagem em química apresentadas por 95 alunos da 1ª série do ensino médio de três escolas da rede pública estadual de ensino do município de Aracaju/SE. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas após a participação dos estudantes em oficinas temáticas. As oficinas foram elaboradas e aplicadas por 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS/Química/Campus São Cristóvão) durante o ano de 2012. Foi possível perceber que a aplicação de oficinas temáticas no ensino médio contribuiu para a aprendizagem de conceitos químicos, motivou e incluiu os alunos nas atividades, além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes.
Palavras-chave
Ensino de Química; Oficinas temáticas; Experimentação no ensino de Química.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.