Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química).

A. O. Santos, R. P. Silva, D. Andrade, J. P. M. Lima

Resumo


Neste trabalho buscou-se identificar dificuldades e motivações de aprendizagem em química apresentadas por 95 alunos da 1ª série do ensino médio de três escolas da rede pública estadual de ensino do município de Aracaju/SE. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas após a participação dos estudantes em oficinas temáticas. As oficinas foram elaboradas e aplicadas por 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS/Química/Campus São Cristóvão) durante o ano de 2012. Foi possível perceber que a aplicação de oficinas temáticas no ensino médio contribuiu para a aprendizagem de conceitos químicos, motivou e incluiu os alunos nas atividades, além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Química; Oficinas temáticas; Experimentação no ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.