A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes

Cristiane Secchi Luceno, Mariela Inês Secchi, André Jasper, Rogério José Schuck

Resumo


A pesquisa desenvolvida seguiu a metodologia exploratória e teve como objetivo analisar o nível de comprometimento de alunos concluintes do Ensino Fundamental com as questões ambientais, bem como verificar a implementação de práticas interdisciplinares por parte do corpo docente de Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos anos finais. As informações foram coletadas através de questionários abertos, realizados com docentes e equipe diretiva, e questionários pré-estruturados com alunos de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental. Constatou-se que todos os envolvidos consideram importante a realização de ações para a promoção da educação ambiental, mas não são todos os espaços educativos que se abrem ao debate e planejamento interdisciplinar. Muitos alunos já realizam ações importantes para a defesa do meio ambiente, mas ainda há muito a fazer. Conclui-se que há a necessidade de aprofundar o debate e os estudos acerca do tema e que, professores, alunos e comunidade em geral assumam a responsabilidade com a formação dos cidadãos e a defesa do meio ambiente.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Ensino, Ações Pedagógicas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.