A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino, Ações PedagógicasResumo
A pesquisa desenvolvida seguiu a metodologia exploratória e teve como objetivo analisar o nível de comprometimento de alunos concluintes do Ensino Fundamental com as questões ambientais, bem como verificar a implementação de práticas interdisciplinares por parte do corpo docente de Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos anos finais. As informações foram coletadas através de questionários abertos, realizados com docentes e equipe diretiva, e questionários pré-estruturados com alunos de 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental. Constatou-se que todos os envolvidos consideram importante a realização de ações para a promoção da educação ambiental, mas não são todos os espaços educativos que se abrem ao debate e planejamento interdisciplinar. Muitos alunos já realizam ações importantes para a defesa do meio ambiente, mas ainda há muito a fazer. Conclui-se que há a necessidade de aprofundar o debate e os estudos acerca do tema e que, professores, alunos e comunidade em geral assumam a responsabilidade com a formação dos cidadãos e a defesa do meio ambiente.Downloads
Publicado
2013-12-07
Como Citar
Luceno, C. S., Secchi, M. I., Jasper, A., & Schuck, R. J. (2013). A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes. Scientia Plena, 9(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1211
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.